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Por: Roberto Campello
Detalhes sobre o início das obras e alterações no trânsito da capital foram passados à imprensa durante entrevista coletiva realizada esta manhã. Foto: Heracles Dantas
Detalhes sobre o início das obras e alterações no trânsito da capital foram passados à imprensa durante entrevista coletiva realizada esta manhã. Foto: Heracles Dantas
A partir da próxima segunda-feira (21), a Prefeitura de Natal começa uma corrida contra o tempo para garantir a execução dos três lotes de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo da FIFA 2014, no entorno do estádio Arena das Dunas. Após a instalação do canteiro de obras, que será feita na segunda-feira, o Município terá pouco mais de sete meses para construir cinco túneis e dois viadutos, nas vias do entorno da Arena das Dunas – obras referente ao Lote 2. A obra está orçada em aproximadamente R$ 220 milhões e deve ser concluída em maio de 2014, às vésperas do Mundial de Futebol.
Na manhã desta sexta-feira (18), o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto, a secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Elequicina dos Santos, e o secretário adjunto de Planejamento Instrumental da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Alexandre Duarte, além de técnicos das secretarias, receberam a imprensa para apresentar os detalhes do projeto e as intervenções que precisarão ser feitas no trânsito da região, durante as obras.
As obras estão divididas em quatro fases, sendo a primeira, iniciada na próxima segunda-feira, com a instalação do pátio industrial e canteiro de obras, que compreende a instalação das trincheiras (túnel) na avenida Prudente de Morais e do Viaduto. A segunda fase contará com a instalação dos túneis nas avenidas Romualdo Galvão, Lima e Silva, Jerônimo Câmara e Capitão Mor Gouveia. Na terceira fase será instalado o túnel da rua Raimundo Chaves e na quarta, e última fase, a construção do viaduto ligando à marginal da BR-101. O projeto para a última fase já foi concluído pelo Município, mas encontra-se em análise no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e no Departamento de Estradas de Rodagens do RN (DER-RN) para análise. O resultado deve sair até o final da próxima semana.
A ideia é que após as obras, a velocidade média da avenida Prudente de Morais passe de 40 km/h para 60 km/h, com prioridade para o trânsito de transporte coletivo, saltando dos atuais 100 quilômetros de trechos transitáveis para 300 quilômetros. Atualmente, cerca de 25 veículos passam, por minuto, nestas vias e a projeção é que esse número salte para 80 veículos por minuto no próximo ano.
A secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Elequicina dos Santos, pediu que a população dos bairros ao redor das obras tivesse paciência pelo transtorno causado e que, se possível, evitasse utilizar a avenida Prudente de Morais, no sentido bairro-centro. “Pedimos paciência a toda a população que, de um jeito ou de outro, vai sofrer com os transtornos que serão causados durante todo o período de execução da obra. Quem puder evitar essas vias, ajudará a evitar esses transtornos. O prefeito se empenhou para que a nossa cidade fique cada vez melhor e estamos de braços dados para diminuir esses transtornos e trazer melhorias para as vias das nossas cidades”, afirmou Elequicina dos Santos.
O secretário adjunto de trânsito, Walter Pedro, explicou que a interdição começará na próxima segunda-feira pela avenida Prudente de Morais, no trecho compreendido entre a rua Raimundo Chaves e avenida Lima e Silva, para que possa ser instalado o canteiro central e o pátio industrial, de modo que seja garantido o início da obra do túnel e viaduto da avenida Prudente de Morais. Walter Pedro lembrou que os demais trechos serão interditados em outros momentos, de modo que no dia 1º de dezembro todos os bloqueios tenham sido executados.
“Não vamos fechar tudo no mesmo momento. Temos 45 dias para fechar todas as intervenções e faremos isso de modo a causar o menor transtorno para a população. Até o início de dezembro todos os bloqueios serão feitos e a população poderá utilizar os desvios normalmente. O importante é garantir à população o máximo conhecimento a respeito dos desvios”, afirmou Walter Pedro.
Com as intervenções, de maneira a garantir uma melhor fluidez para o trânsito, as avenidas Amintas Barros e Miguel Castro serão transformas em mão única, no trecho que compreende a rua dos Tororós e a avenida Senador Salgado Filho. Durante a execução das obras, Walter Pedro recomenda que os motoristas utilizem vias alternativas, como a avenida Rui Barbosa e a Via Costeira. O secretário afirmou que nos trechos mais críticos haverá equipes de educação no trânsito orientando, através de panfletos, as melhores rotas.
O secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto, lembrou que pela magnitude da obra e por ser realizado dentro do perímetro urbano, o transtorno será inevitável. “Precisamos da compreensão da população, pois é uma obra impactante, realizada num período bastante curto de execução e precisamos nos ajudar para que a partir de maio do próximo ano possamos conviver com uma Natal muito melhor do que temos hoje”, afirmou. Ele disse que houve discussão com os moradores e comerciantes das áreas afetadas a fim de mostrar que o transtorno será minimizado diante da importância da obra. Essas pessoas terão, durante um período de tempo, acesso livre às áreas interditadas.
Durante a execução da obra, que terá três turnos de trabalho, cerca de 1,2 mil trabalhadores serão empregados. “Temos compromisso com o Ministério das Cidades, com o Governo Federal e, sobretudo com a população para entregar essa obra dentro do prazo. Vamos perseguir esse objetivo e conseguiremos entregar a obra até o mês de maio do próximo ano”, garantiu Tomaz Neto.
O secretário adjunto de Planejamento Instrumental da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), responsável pelas obras de mobilidade da Copa do Mundo em Natal, Alexandre Duarte, explicou que as obras do Lote 1, referentes as obras que compreendem a avenida Mor Gouveia, e as do Lote 3, de acessibilidade das calçadas, apesar de já terem as ordens de serviços assinadas pelo prefeito Carlos Eduardo, só devem ser iniciadas daqui a uns 15 dias.
“Não iniciamos antes, pois tínhamos que resolver algumas pendências que poderiam atrapalhar o andamento das obras, caso tivessem sido iniciadas, como desapropriações, licenças ambientais e soluções de acessibilidade. Agora, estamos com todas as questões sanadas, pelo menos as que conseguimos prever. Vamos iniciar as obras sem mais problemas, pois afastamos os riscos”, afirmou Alexandre Duarte. Os três lotes de obras de mobilidade urbana estão orçados em aproximadamente R$ 362 milhões, com recursos do Governo Federal, e contrapartida da Prefeitura de Natal.
Obras
Serão construídos no entorno do estádio Arena das Dunas cinco túneis e dois viadutos, um deles estaiado. As obras estão orçadas em R$ 222 milhões e ficarão a cargo do consórcio formado pelas empresas Queiroz Galvão/Ferreira Guedes. O prazo para a entrega das obras é o final de maio de 2014.
Serão feitas intervenções nos cruzamentos da rua Raimundo Chaves com a avenida Prudente de Morais (onde será construído um túnel), avenida Mor Gouveia com Prudente de Morais (construção de um túnel) e Prudente de Morais com Jerônimo Câmara (construção de um túnel). Será erguido, ainda, um viaduto estaiado no cruzamento da Prudente de Morais com a Lima e Silva, que também receberá um túnel. Outro túnel será construído no cruzamento da Lima e Silva com a Romualdo Galvão e, finalmente, um viaduto vai ligar a marginal da BR-101 com a pista expressa da rodovia.
Essa é a terceira obra de mobilidade urbana da matriz de responsabilidade da Prefeitura do Natal que recebeu a ordem de serviço. A construção do Túnel de Drenagem da Arena das Dunas, obra que vai solucionar o problema de 33 pontos de alagamento na zona Oeste, já foi iniciada. A ordem de serviço da obra que prevê a padronização de 55 quilômetros de calçadas, construção de 300 abrigos de passageiros de ônibus e plantio de seis mil árvores, também foi assinada, e a empresa responsável pelos serviços deve instalar o canteiro de obras nos próximos dias para iniciar os trabalhos.
Fonte: Photobucket
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