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Pelo segundo mês seguido, BMG lidera queixa entre os grandes e BICBANCO entre os médios
Banco BMG: Maioria das queixas é ligada a problemas nas operações de crédito consignado
São Paulo - Em agosto, o BMG novamente liderou as queixas entre os bancos grandes, com mais de dois milhões de clientes, segundo o ranking mensal das instituições financeiras mais reclamadas do Banco Central (BC).
O conglomerado BIC (que representa o BICBANCO) também liderou pelo segundo mês consecutivo as queixas entre os bancos médios, com menos de dois milhões de clientes.
Dentre os bancos grandes, o segundo mais reclamado foi o conglomerado Mercantil do Brasil, que não estava entre os cinco bancos mais reclamados de julho. O Santander, que estava na segunda posição em julho caiu para a terceira. O Banrisul caiu do terceiro para o quarto lugar. E o HSBC passou do quarto apra o quinto lugar.
Dentre os bancos médios, o BNP Paribas, que estava no quinto lugar aparece agora em segundo. O J. Malucelli passou do segundo para o terceiro lugar do ranking, o conglomerado Société Genérale (bancos Cacique e Pecunia), que não estava entre os cinco mais reclamados, assumiu o quarto lugar e o Daycoval, passou da quarta para a quinta posição.
Metodologia
Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, a lista considera apenas as reclamações procedentes.
O número de reclamações é dividido pelo número de clientes da instituição financeira e multiplicado por 1.000.000. O índice mostra, portanto, o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de um milhão de clientes.
Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.
No mês passado, o ranking do Banco Central passou por algumas atualizações e agora, além de incluir financeiras na lista, permite a visualização das dez insituições com mais queixas, não apenas das cinco mais.
Além disso, as informações sobre os tipos de reclamação e a visualização do ranking ficaram mais claras e uma nova aba foi incluída no ranking mostrando os tipos de reclamação mais recorrentes.
O acesso ao ranking é feito pelo site do Banco Central.
Veja a seguir os resultados da lista dos bancos mais reclamados de agosto:
Bancos grandes - mais de dois milhões de clientes
As principais queixas entre os bancos grandes foram sobre a realização de débitos em conta sem autorização do cliente, restrição à portabilidade de crédito consignado e prestação dos serviços de conta-salário de forma irregular. Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes.
1º Lugar: BMG
Reclamações procedentes | 87 |
Número de clientes | 2.407.647 |
Índice* | 36,13 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
Principais reclamações (em ordem decrescente): Concessão de crédito consignado sem a formalização do título adequado; restrição à realização de portabilidade do crédito consignado; e insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB.
2º Lugar: Mercantil do Brasil
Reclamações procedentes | 22 |
Número de clientes | 2.092.937 |
Índice* | 10,51 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
Principais reclamações (em ordem decrescente): Restrição à realização de portabilidade do crédito consignado por recusa injustificada; restrição à realização de portabilidade do crédito consignado por ausência de documentação de desistência do devedor; e irregularidades relacionadas ao não fornecimento de contratos de operações de crédito consignado.
3º Lugar: Conglomerado Santander**
Reclamações procedentes | 317 |
Número de clientes | 30.919.216 |
Índice* | 10,25 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
**Trata-se do Conglomerado Santander, que inclui a Aymore Crédito Financiamento e Investimentos S.A, o Banco Santander Brasil e a Companhia de Crédito Financiamento e Investimento RCI Brasil.
Principais reclamações (em ordem decrescente): Realização de débitos não autorizados pelo cliente; prestação do serviço de conta-salário de forma irregular; e concessão de crédito (exceto consignado) sem a formalização do título adequado.
4º lugar: Banrisul
Reclamações procedentes | 30 |
Número de clientes | 3.809.294 |
Índice* | 7,87 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
Principais reclamações (em ordem decrescente): Restrição à realização de portabilidade do crédito consignado por recusa injustificada; irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado; prestação do serviço de conta-salário de forma irregular.
5º Lugar: HSBC**
Reclamações procedentes | 73 |
Número de clientes | 10.310.604 |
Índice* | 7,08 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
**Trata-se do Conglomerado HSBC, que inclui HSBC Finance Brasil Banco Múltiplo e HSBC Bank Brasil Banco Múltiplo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): Cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; prestação do serviço de conta-salário de forma irregular; e irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços.
Bancos médios - menos de dois milhões de clientes
Os bancos médios costumam atuar no fornecimento de crédito a pequenas e médias empresas, na concessão de crédito consignado e em financiamentos de carros.
As principais reclamações sobre os bancos médios foram relacionadas às operações de crédito consignado, seja pela concessão do crédito sem documentação, pela recusa da portabilidade de crédito e irregularidades nas informações prestadas sobre a modalidede.
1º lugar: Conglomerado BIC**
Reclamações procedentes | 39 |
Número de clientes | 171.181 |
Índice* | 227,82 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado BIC, que inclui o Banco Industrial e Comercial S.A. e a Sul Financeira S.A. Créditos e Financiamentos.
Principais reclamações (em ordem decrescente): Restrição à realização de portabilidade do crédito consignado por recusa injustificada; irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado; e insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB.
2º lugar: BNP Paribas**
Reclamações procedentes | 95 |
Número de clientes | 1.159.153 |
Índice* | 81,95 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado BNP Paribas, que inclui, além do BNP Paribas Brasil, o Banco Cetelem e a Cetelem Brasil S.A. Crédito Financiamento e Investrimento.
Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado; restrição à realização de portabilidade do crédito consignado por recusa injustificada; e insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB.
3º lugar: Conglomerado J. Malucelli**
Reclamações procedentes | 24 |
Número de clientes | 338.697 |
Índice* | 70,85 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado J. Maluceli, que inclui o Paraná Banco.
Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado; restrição à realização de portabilidade do crédito consignado por recusa injustificada; e irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações sobre operações de crédito consignado.
4º lugar: Conglomerado Société Générale**
Reclamações procedentes | 26 |
Número de clientes | 752.715 |
Índice* | 34,54 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado Société Générale, que inclui os bancos Cacique e Pecunia.
Principais reclamações (em ordem decrescente): Restrição à realização de portabilidade do crédito consignado por ausência de documentação de desistência do devedor; irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado; e restrição à realização de portabilidade do crédito consignado por recusa injustificada.
5º lugar: Banco Daycoval
Reclamações procedentes | 18 |
Número de clientes | 617.192 |
Índice* | 29,16 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Principais reclamações (em ordem decrescente): Restrição à realização de portabilidade do crédito consignado por recusa injustificada; restrição à realização de portabilidade do crédito consignado por ausência de documentação de desistência do devedor; e concessão de crédito consignado mediante a formalização de título adequado com base em documentação falsa.
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