Header Ads Widget







De São Paulo


  • Projeto Tamar/Divulgação
    Biólogo monitora tartaruga marinha no Centro Ecológico do Projeto Tamar, em Regência, município de Linhares (ES),
    Biólogo monitora tartaruga marinha no Centro Ecológico do Projeto Tamar, em Regência, município de Linhares (ES),
Mesmo com a ação de ambientalistas, que tentaram salvar as tartarugas em Regência, Linhares, na região norte do Espírito Santo, por meio da retirada dos animais, os berçários de caranguejos e de peixes, conhecidos como igarapés, foram atingidos pela lama barrenta que chegou à região.
A primeira tentativa de ambientalistas para evitar essa situação foi barrar os resíduos com a instalação de nove quilômetros de boias na região, há aproximadamente uma semana. Na ocasião, a mineradora informou que tal medida reteria até 80% dos resíduos, o que não aconteceu.
No entanto, segundo o chefe da reserva de Comboios, Antônio de Pádua Almeida, os ninhos das tartarugas que estavam próximos à foz do rio Doce foram retirados previamente, para que a lama não os atingisse, mas a chegada dos rejeitos à parte norte da reserva ameaça outros ninhos.
"Conseguimos retirar os filhotes que nasceram e os soltamos em outro ponto no mar como medida de emergência, mas não sabemos se eles serão ou não contaminados. Se o grosso dessa lama vier e ficar depositado tanto na foz quanto nas praias, não sabemos o impacto que vai trazer para a biodiversidade", disse Almeida.
Indenização
Pescadores cadastrados na Federação das Colônias e Associações dos Pescadores e Aquicultores do Espírito Santo (Fecopes) entraram na Justiça com um pedido de liminar para que sejam mensalmente indenizados pela Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.
Um audiência de conciliação foi agendada para o dia 2 de dezembro. Em nota, a Samarco informou que ainda não foi notificada da intimação citada.
Ampliar

Lama das barragens de Mariana (MG) encontra o mar na costa do Espírito Santo19 fotos

4 / 19
22.nov.2015 - Vista aérea mostra o ponto onde o rio Doce deságua no mar do Espírito Santo. É possível ver a extensão inicial da enxurrada de lama que chegou ao oceano após o rompimento de barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), no dia 5 de novembro Leia mais Enrico Marcovaldi/EFE

Fonte:



Veja também em UOL


Gostou? Compartilhe !!!

Deixe o seu comentário clicando no balãozinho no topo da postagem próximo ao titulo.



  Ir para a pagina inicial 


language,語,Sprache,язык,स्टॉक


Postar um comentário

0 Comentários